Archives

ADELANTE – MOSTRA 2015 DOS ALUNOS DEL PUERTO

A ‘DEL PUERTO’, premiada companhia de Flamenca de Porto Alegre (Açorianos de Dança 2008,2012,2014), traz aos olhos do público a outra faceta de sua atividade em arte: a mostra anual de trabalhos realizados em sala de aula por seus alunos, em seu centro de formação, no ano de 2015.
A mostra intitulada ‘ADELANTE’, levará a um ‘espaço alternativo’, fora do palco italiano, em parceria com a ‘CASA DE TEATRO DE PORTO ALEGRE’, trechos coreográficos, musicais e performances dos alunos da DEL PUERTO e também do corpo de professores da escola, que é formado exclusivamente por bailarinos e artistas que atuam na Companhia.
A frente de produção do evento faz questão de enfatizar a importância deste ‘construir artístico’ entre os alunos, ainda que a maioria opte por realizar a arte flamenca não profissionalmente, apenas como admiradores.
Isso tudo faz parte da formação que a equipe da DEL PUERTO acredita ser a mais desafiadora, e, portanto, a mais acertada.
Oportunizar esse tipo de vivência aos alunos, forma o comportamento crítico em futuros possíveis artistas e qualifica ainda mais a formação do público que almejamos para a dança.
Olhares críticos e questionadores, porém humanos e capazes de se emocionar.
Dia 19 de dezembro, A PARTIR DAS 19H, vamos ocupar a CASA DE TEATRO com muito FLAMENCO, EMOÇÃO e ARTE!

Fique atento também aos canais de divulgação da DEL PUERTO nas redes sociais e obtenha informações sobre nossos CURSOS INTENSIVOS DE VERÃO 2016!!

“ADELANTE”
DIA: 19/12/2015
HORÁRIO: 19:00h
LOCAL: CASA DE TEATRO DE PORTO ALEGRE – RUA GARIBALDI, 853

 

FLAMENCO IMAGINÁRIO

A montagem inédita da companhia, um espetáculo para crianças, é livremente inspirada na dramaturgia de O corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo. O projeto faz parte do Prêmio de Incentivo à Pesquisa em Artes Cênicas do Teatro de Arena dePorto Alegre, recebido pelo grupo em 2015, e conta ainda com uma série de contrapartidas, entre elas, oficinas de dança emúsica, que serão oferecidas gratuitamente durante atemporada de estreia.

Flamenco Imaginário é a primeira montagem de flamenco para crianças do grupo. A proposta é desenvolver um espetáculolúdico e criativo, comtrilha sonora inédita composta especialmente para o projeto por Giovani Capeletti. Concebido por Daniele Zill, tem direção de Denis Gosh e coreografias deJuliana Prestes. No elenco, Daniele, Ana Medeiros, Juliana Kersting e Leonardo Dias.

Del Puerto 15 Anos

Para comemorar os 15 anos de trajetória artística, Companhia e Escola de Flamenco Del Puerto sobem ao palco do Teatro São Pedro nesta montagem inédita, que além do elenco e do corpo de baile formado por mais de 50 bailarinos, conta ainda com a presença de convidados especiais. Um espetáculo para emocionar e homenagear a todos que fazem parte desse dia-a-dia flamenco e dessa história, tão linda e cheia de motivos para celebrar. O espetáculo será inspirado pela trilha sonora inédita, executada ao vivo, por mais de 6 músicos. Não poderia ser diferente, pois estaremos comemorando 15 anos e olhando carinhosamente para o passado e para momentos inesquecíveis ao lado de nossos fundadores Andrea Del Puerto (in memoriam) e Fernando de Marília, que estará presente nesta comemoração. As coreógrafas Ana Medeiros, Daniele Zill e Juliana Prestes, ao lado do diretor musical Giovani Capeletti, realizaram uma longa e emotiva pesquisa de mais de um ano, buscando fragmentos musicais, coreográficos e cênicos que aparecerão ora aspergidos, ora literais, em todos os números executados. Além disso, alunos de longa data, antigos professores e novos integrantes deste coletivo ganharão destaque ao final do show, bem como as atuais professoras/bailarinas, que estão à frente da Del Puerto desde 2007. Valendo-se de todo o panorama cênico do magistral Teatro São Pedro, cenário e luz também garantirão emoção e arte ao extenso elenco. O público desfrutará de belos momentos de performances solos e corpo de baile, onde saudades, alegrias, lindas memórias e é claro, muita comemoração, serão a ordem dessa linda noite.

 

FICHA TÉCNICA:

Direção Geral e Concepção: Ana Medeiros, Daniele Zill, Juliana Prestes e Tatiana Flores

Direção Artística: Juliana Prestes

Direção Musical e composições: Giovani Capeletti

(Composição Nostalgias Fernando de Marília)

Letras: Popular

Coreografia: Ana Medeiros, Daniele Zill e Juliana Prestes.

Identidade visual e Cenografia: Ana Medeiros

Músicos: Giovani Capeletti (Guitarras), Fernando de Marília (cante e guitarra), Leonardo Dias (Flauta), Gustavo Rosa (percussão).

Palmas, coros, castanholas e solistas de baile: Ana Medeios, Daniele Zill, Gabriel Matias, Juliana Kersting, Juliana Prestes e Tatiana Flores.

Monitor: Gabriel Matias

Criação de Figurinos: Ana Medeiros e Juliana Prestes

Execução de Figurinos: La Negra e Riatitá

Técnico de Som: Zé Derly

Iluminador: Leandro Gass

Documentário institucional: Juan Quintáns

Edição de áudio: Fernando Sessé

Fotografia: Cláudio Etges, Kris Rosa, Fábio Zambom, Carlos Sillero e Luciano Lobelcho

Direção de Produção: Daniele Zill

CORPO DE BAILE:

Adriane de Oliveira, Ana Luiza Bergmann, Ana Maria de Souza Silva, Ana Rachel Salgado, Ane Antonitsch ,Ângela Miño Xavier, Cintia Ferreira, Clarissa Grecco, Danielle Neire, Ecléa Morais, Eliane Dallegrave, Eliane Tavares, Elinora Isoldi, Eloisa Couto, Fabíola Barreto, Fernanda Mansur, Fernanda Ribeiro, Gabriel Matias, Gabriela Menezes, Guacira Daudt, Graziela Bolognese, Helena Prange, Isaías Quevedo, Janaína Cortes Gomes, Juliana Meirelles, Jusçara Custódio, Karine Borba dos Santos, Lilian Plucani, Lisliê Antonini, Lívia Fratini, Luci Elias, Maíra Lucena, Marcia, Oliveira Ferreira. Maria Cecília Paim, Marina Lobelcho, Maurem Kayna, Mel Markoski, Natália Lescano, Nathalia Mandelli, Niala Pessuto, Pato Bertolotto, Patrícia Correa, Rafaela Costa, Rose Maia, Samira Franz, Soraia Gonçalves, Stella Braz, Valéria Alves, Vivian Carlson

SERVIÇO:

Data: 13/12/2014

Local: Teatro São Pedro

Endereço: Praça Marechal Deodoro, s/ nº – Centro / Porto Alegre

Horário: 21h

PEÑA ENHORABUENA

A ‘DEL PUERTO’, premiada companhia de Arte Flamenca de Porto Alegre, que no último ano recebeu uma das maiores consagrações da história do Prêmio Açorianos de Dança com seu espetáculo ‘LAS CUATRO ESQUINAS’ (8 troféus dentro da totalidade das 12 indicações que recebeu, ou seja, todas as possíveis para um espetáculo), traz aos olhos do público a outra faceta de sua atividade em arte: a mostra anual de trabalhos realizados em sala de aula por seus alunos em seu centro de formação, no ano de 2013.

A mostra intitulada ”, levará a um ‘espaço alternativo’, fora do palco italiano, em parceria inédita com a ‘CASA DE TEATRO DE PORTO ALEGRE’, trechos coreográficos, musicais e performances dos alunos da DEL PUERTO e também do corpo de professores da escola, que é formado exclusivamente por bailarinos e artistas que atuam na Companhia.
A frente de produção do evento faz questão de enfatizar a importância deste ‘construir artístico’ entre os alunos, ainda que a maioria opte por realizar a arte flamenca não profissionalmente, apenas como admiradores.

Queremos oferecer uma experiência singular e inigualável: proporcionar ao aluno o entendimento sobre os processos de criação, passando pela complexidade de escolha de trilhas, composição musical e estruturas do baile flamenco, criação de figurinos, participação na montagem da sequência das perfomances e organização individual para ensaios, chegando à experiência de estar em cena, entre os colegas, familiares e professores, tudo de maneira muito próxima e direta, assim como nos tablaos e peñas que ocorrem por todos os lugares do mundo, onde se produz arte flamenca.

Isso tudo faz parte da formação que a equipe da DEL PUERTO acredita ser a mais desafiadora, e, portanto, a mais acertada.

Oportunizar esse tipo de vivência aos alunos, forma o comportamento crítico em futuros possíveis artistas e qualifica ainda mais a formação do público que almejamos para a dança.
Olhares críticos e questionadores, porém humanos e capazes de se emocionar.

Dia 14 de dezembro, vamos ocupar a CASA DE TEATRO com muito FLAMENCO e ARTE!
E prepare-se, porque depois da Mostra, segue a festa na pista de dança, com muito pop flamenco, latino, brasileiro, anos 80 e 90… Aquela festa para não parar de dançar!

Em 2014 a DEL PUERTO COMPLETARÁ 15 ANOS e a “PEÑA ENHORABUENA” já anuncia o início das comemorações que realizaremos para brindar essa linda história.
E muito mais está por vir!!!

“PEÑA ENHORABUENA”
DIA: 14/12/2013
HORÁRIO: 19:00h
LOCAL: CASA DE TEATRO DE PORTO ALEGRE – RUA GARIBALDI, 853
I

Consonantes

Conectar conhecimentos, sentimentos, buscar, recriar e trocar movimentos, sons e experiências. O flamenco como veículo de consonância musical e coreográfica, onde os artistas fazem uso do espaço, do tempo e do corpo, para a construção de novas coreografias/partituras corporais.

Do encontro docente entre Juliana Prestes (Prêmio Açorianos de Dança 2008 de Melhor Espetáculo e Bailarina e 2012 de Melhor Espetáculo) e Gabriel Matias (Prêmio Açorianos de Dança 2012 de Melhor Espetáculo e Bailarino), emerge o companheirismo cênico e a necessidade de experimentação. Antigas partituras coreográficas de ambos, criadas fora de contexto e ao decorrer do processo de laboratório de movimentos, foram delineadas em montagens inéditas, ganhando novos significados com a direção de cênica de Denis Gosch (Prêmio Braskem 2011 de Melhor Ator) e sempre alicerçadas pela pesquisa, criação e direção para a trilha musical de Giovani Capeletti (Prêmio Açorianos de Dança 2012 de Melhor Trilha Sonora).

CONSONANTES surge desta parceria de criação, unindo dois talentos da dança brasileira, mesclando riqueza sinestésica da arte flamenca com a personalidade de todos os artistas envolvidos, conduzido sempre coletivamente, caráter principal desta companhia.

FICHA TÉCNICA:

Direção Geral e Concepção: Juliana Prestes

Direção Musical, composições e guitarra flamenca: Giovani Capeletti

Direção Cênica: Denis Gosch

Coreografia e bailarinos em cena: Gabriel Matias e Juliana Prestes

Músicos: Leonardo Dias (Flauta), Diego Zarcón (Cante), Juliana Kersting e Tatiana Flores (palmas)

Arte visual, Cenografia e Figurinos: Ana Medeiros

Execução de Figurinos: La Negra

Cenotécnico: Zé Ramos

Técnico de Som: Zé Derly

Iluminador: Leandro Gass

Fotografia : Kristina Rosa, Michele Bloedow e carlos Sillero

Teaser e edição de áudio: Fernando Sessé

Direção de Produção: Daniele Zill

 

 

 

COQUETEL DE COMEMORAÇÃO DE 15 ANOS DEL PUERTO – 2014

Nosso agradecimento especial a todos os convidados que estiveram conosco no dia 29 de março desse ano, comemorando, dançando, revendo amigos, matando saudades, brindando nossos 15 anos!!! Agradecemos também aos que enviaram mensagens, flores, um manancial de carinho sem fim!!!
É impossível e desnecessário listar aqui todos os nomes, pois são muitos e de igual importância para nós!
Então, fica registrada nossa gratidão, nosso sincero respeito e nossa expectativa de que esses laços cresçam e permaneçam por muito e muitos anos!! MUITO OBRIGADA PELA PRESENÇA E PELO CARINHO!!

Cositas Buenas

Ao completar 13 anos, a escola de flamenco DEL PUERTO traz ao palco do CIEE, mais do que o resultado de um ano de trabalho, mas as intersecções em que resultam nossos encontros semanais: amizade, companheirismo e a parceria que brotam em sala de aula e perduram além dela.

Também o compromisso, a dedicação e o amor por essa arte que encanta a tantas pessoas no mundo inteiro, que ocupa aqui no sul do país um reconhecido espaço de refência em qualidade de bailarinos e músicos e que é preferência no coração de quem pratica ou simplesmente acompanha o movimento flamenco da DEL PUERTO

O valor da amizade, o compromisso dos profissionais e alunos e o fator agregador que a DEL PUERTO promove através do ensino e da difusão dessa arte tão singular, há 13 anos, estará em cena em:

COSITAS BUENAS

FICHA TÉCNICA Direção Geral e Concepção: Ana Medeiros, Daniele Zill e Juliana Prestes. Direção Musical: Giovani Capeletti Coreografias: Ana Medeiros, Daniele Zill e Juliana Prestes Cia de Flamenco Del Puerto: Giovani Capeletti (guitarra), Sonia Bento (cante), Marcelo Vasconcellos (cajón), Ana Medeiros, Daniele Zill, Juliana Prestes (baile solo, castanholas e palmas) Estagiários: Gabriel Matias e Roberta Campos Palmas e Coro: Gabriel Matias, Tatiana Flores e Roberta Campos  Design e Operação de Luz:  Leandro Gass Técnico de som: Zé Derly Figurinos: Design: Ana Medeiros e Juliana Prestes Execução: Riatitá Cenário, Arte Gráfica e Hot Site: Ana Medeiros/Conceito 30 Produção executiva, artística e assessoria de imprensa: Daniele Zill Assistente de Produção: Carolina Peralta Corpo de baile: Cia Del Puerto e alunos da escola Del Puerto: Alejandra Bolivar, Ana Rachel Salgado, Ana Maria Souza, Anelise Antonitsch, Angela Miño Xavier, Cintia Ferreira, Clarissa Grecco, Daniele Rozales, Eliane Dallegrave, Eliane Tavares, Elinora Isoldi, Fernanda Ribeiro, Fernando  Oliveira, Gabriela Menezes, Gabriel Matias, Helena Santana Prange, Isaías Quevedo, Janaína Gomes, Julia Ribes Fagundes, Juliana Meirelles, Lilian Aller Pluconi, Lisliê Antonini, Luci Helena Elias, Marcela Gonzaga, Mauren Alves Kayna, Natalia Lescano, Niala Pessuto, Patrícia Corrêa, Paula Trevas, Rose Corrêa, Soraia Gonçalves, Rafaela Costa, Renata Zamo, Roberta Campos

Esquinas

Esquinas é o mais recente trabalho da Cia de Flamenco Del Puerto , que nesta versão de pré-estréia conta com a participação de baile formado pelas alunas da Escola de Flamenco Del Puerto.

O tradicional flamenco da Companhia Del Puerto está comemorando 10 anos e resgata estes caminhos, pontuando cada esquina por onde passou com novas coreografias e trilha sonora original, composta especialmente para este espetáculo.

Nesta nova montagem, o flamenco, que já é uma expressão mundial de arte, dialoga com a versatilidade do cenário, da iluminação, dos figurinos e das letras populares flamencas, explorando seu notado ‘lirismo geográfico’, para cruzar essas esquinas e atravessar sua cidade imaginária, como quem conta uma história de vida, rompendo as fronteiras entre espaço, poesia, movimento e música.

Flamenco – Brasil – Espanha.

Ficha Técnica:DIREÇÃO GERAL Cia de Flamenco Del Puerto DIREÇÃO MÚSICAL Giovani Capeletti DIREÇÃO CÊNICA E ENSAIADORAS Ana Medeiros, Daniele Zill, Juliana Kersting, Juliana Prestes e Tatiana Flores  TRILHA SONORA Giovani Capeletti EXECUÇÃO Cia de Flamenco Del Puerto Giovani capeletti (guitarra),  Sonia Bento (cante),  Marcelo Vasconcellos (cajón),  Ana Medeiros, Daniele Zill, Juliana Kersting, Juliana Prestes e Tatiana Flores (baile, coros, castanholas y palmas). MÚSICOS CONVIDADOS Diego Zarcon – Cante Leonardo  Dias Flauta Gustavo Viegas – Baixo João Viegas – Percussão Patricia Correa – Palmas e coro de apoio Roberta Campos – Palmas e coro de apoio Fabíola Barreto -Palmas e coro de apoio COREÓGRAFAS Ana Medeiros, Daniele Zill e Juliana Prestes ILUMINAÇÃO Leandro Gass TÉCNICO DE SOM Zé Derly FIGURINOS Desing – Ana Medeiros e Juliana Prestes Execução – Ria-ti-tá CENÁRIO Ana Medeiros  ARTE GRÁFICA Ana Medeiros HOT SITE Ana Medeiros ACESSORIA DE IMPRENSA Daniele Zill FINACEIRO Juliana Kersting PRODUÇÃO GERAL:Juliana Kersting e Juliana Prestes. ASSISTENTE DE PRODUÇÃO: Carolina Peralta e Roberta Campos FOTÓGRAFOS: Fabio Zambom – Cenário, hotsite e material gráfico, Carlos Sillero, Kris Rosa

Del Puerto – 10 Anos de Flamenco

Espetáculo em comemoração ao 10º aniversário da Escola de Flamenco Del Puerto, relembrando os mais de dez espetáculos já realizados. Coreografias inéditas, criadas especialmente para este momento tão importante na nossa trajetória, integrando alunos de diferentes turmas e níveis de aprendizado, tendo como elo, em alguns momentos, ligeiras participações das professoras da Escola. No cenário, imagens trazendo à nossa memória momentos ímpares vividos durante estes 10 anos. Música ao vivo com a Cia de Flamenco Del Puerto.

Ficha Técnica: Direção e concepção: Ana Medeiros, Daniele Zill, Juliana Kersting, Juliana Prestes e Tatiana Flores/ Direção musical e arranjos: Giovani Capeletti/ Guitarra: Giovani Capeletti/ Cante: Sonia Bento/ Coreografias: Ana Medeiros, Daniele Zill e Juliana Prestes/ Palmas: Ana Medeiros, Daniele Zill, Juliana Kersting, Juliana Prestes, Roberta Barbedo e Tatiana Flores/ Cajón: Marcelo Schramm/ Bailarinas solistas: Ana Medeiros, Daniele Zill, Juliana Prestes e Tatiana Flores/ Corpo de baile: Ana Gabriela Veiga, Anderson Manito, Andressa Porto, Alda Lima, Aline de Barros, Alice Siqueira, Carla Rossi, Cláuria Fernandes, Cristina Camps, Cristina Rosa, Danieli de Oliveira, Deonice Romero, Dulcemara Gonzaga, Elinora Isoldi, Elizabeth Ilhescas, Évelyn Bisconsin, Fabíola Barreto, Fernanda Ferrão, Fernanda Ruthner, Fernando Oliveira, Graziela Fogliatto, Helena Prange, Isaías Quevedo, Joana Costa, Júlia Fernandes, Juliana Meirelles, Karine Borba, Keli Antunes, Kelly de Oliveira, Luana Ribeiro, Luci Elias, Marina Lobelcho, Márcia dos Santos, Margareth Magni, Maurem Kayna, Milena do Carmo, Miriam Balbinot, Miriam Duschitz, Marcela Gonzaga, Nathália Mandelli, Patrícia Correa, Patrícia de Moraes, Rafaela Costa, Renata Varaschin, Roberta Barbedo, Rosemary Correa, Rose Maia, Soraia Gonçalves, Stella Rocha e Tatiana Pereira/ Desenho e execução de luz: Fabrício Simões/ Cenografia: Ana Medeiros/ Cenotécnico: Daniel Fetter/ Operação de som: André Birck/ Figurinos: Concepção: Ana Medeiros e Juliana Prestes; Desenhos: Andréia Almeida; Execução: Cleuza Nadal, Flamenco Fashion e Riatitá/ Material gráfico e visual: Ana Medeiros/ Site: Ana medeiros/ Secretária e assistentes de produção: Carolina Peralta e Lucas Gasparotto/ Maquiagem e cabelo: Estética Maísa Valiente – Cabelo e Corpo/ Maquiadoras e cabeleireiras de apoio: Nagli Barbedo, Naiara Barbedo, Carla Rossi e Peluquería Carla/ Fotografia: Fábio Zambon, Carlos Sillero e Cláudio Fachel/ Apoio: E Pizzas, SA Sites e Estética Maísa Valiente/ Produção e realização: Ana Medeiros, Daniele Zill, Juliana Kersting, Juliana Prestes e Tatiana Flores (Equipe Escola de Flamenco Del Puerto)

Asado y Peña

 A idéia de se ter um palco aberto  junto a um saboroso “asado” em um ambiente descontraído e familiar, foi a forma encontrada para comemorarmos mais um final de ano. A escola abriu espaço para seus alunos apresentarem seus números de variadas formas, tais como: coreografias trabalhadas em aula, coreografias próprias, arranjos de palmas, cajón e cante. Uma experiência única onde os alunos puderam vivenciar o flamenco como todo.

Ficha Técnica:  Direção geral: Ana Medeiros, Daniele Zill, Juliana Kersting, Juliana Prestes e Tatiana Flores/ Baile : Ana Gabriela Veiga, Andressa Porto, Dulcemara Gonzaga, Elinora Isoldi, Fernanda Ruthner, Fernando Oliveira, Janina Oliveira, Joana Costa, Luci Elias, Marcela Gonzaga, Margareth Turra, Miriam Balbinot, Patrícia de Moraes, Rubia Zagonel e Stella Rocha/ Palmas: Andressa Porto, Dulcemara Gonzaga, Juliana Prestes, Rubia Zagonel e Tatiana Flores/ Cajón: Marcelo Schramm/ Cante: Dulcemara Gonzaga e Rubia Zagonel/ Material gráfico: Ana Medeiros e SA Sites/ Cenografia: Ana Medeiros/ Apoio: SA Sites, E Pizzas, Saha Saúde Integral/ Produção e realização: Ana Medeiros, Daniele Zill, Juliana Kersting, Juliana Prestes e Tatiana Flores (Equipe Escola de Flamenco Andrea del Puerto)

Rua Cristóvão Colombo, 752 - Porto Alegre - RS
Fone: 3028-4488