Sobre Flamenco

Não há como datar o exato momento do surgimento desta arte. Algumas fontes datam o surgimento do flamenco a partir do século XVIII. O certo é que essa cultura originou-se no sul da Espanha, na região da Andaluzia.

Originalmente popular, o flamenco é marcado pela forte influência cultural dos inúmeros povos que habitaram esta região da península ibérica: mouros, árabes, judeus, hindus, gregos, fenícios, hebreus, negros entre outros.  É nesse ambiente que gitanos, ciganos andaluzes, dão origem ao flamenco.

Devido à perseguição do povo gitano, o flamenco fica por muito tempo reduzido às festas familiares e locais de trabalho, escondido, e só mais tarde, principalmente através dos Cafés Cantantes, é que o flamenco ganha o seu pontapé inicial saindo da clandestinidade e das tabernas para ser reconhecido como arte e ganhar as cidades.

As três últimas décadas do século XIX foram consideradas a época de ouro do flamenco, quando as apresentações aconteciam não só nos cafés, mas também nos teatros.

Desde então o flamenco cresce no mundo todo. O cante (canto flamenco, o primeiro a surgir), o toque (a guitarra – violão flamenco) e o baile (dança flamenca), exigem cada vez mais de seus praticantes aprimoramento técnico e conhecimento e esta arte completa conquista cada vez mais aficionados e profissionais, sem deixar suas raízes.

Rua Cristóvão Colombo, 752 - Porto Alegre - RS
Fone: 3028-4488