Companhia Del Puerto

A Del Puerto é a única companhia de dança flamenca profissional a trabalhar nesse formato no sul do país. Seu elenco é formado exclusivamente por artistas que se dedicam integralmente a essa arte.

Desde 2001, a Companhia de Flamenco Del Puerto realizou seis espetáculos: A Nuestro Aire y De Lãs Entrañas Del Alma, Flamenco Del Puerto, Cantares, TABLAO e Las Cuatro Esquinas (em circulação atualmente), circulando pelos palcos do estado e do país, recebendo prêmios e indicações.

O atual espetáculo em circulação, ‘LAS CUATRO ESQUINAS’, que estreou em abril de 2012, recebeu neste mesmo ano oito Prêmios Açorianos: MELHOR ESPETÁCULO, BAILARINA (Ana Medeiros), BAILARINO (Gabriel Matias), COREOGRAFIA (Ana Medeiros e Juliana Prestes), TRILHA SONORA (Giovani Capeletti), FIGURINO (Ana Medeiros e Juliana Prestes) E PRODUÇÃO (Daniele Zill), além do Troféu ‘Destaque em Flamenco’ e das indicações para MELHOR ILUMINAÇÃO (Leandro Gass),  MELHOR CENÁRIO (Ana Medeiros) e MELHOR DIREÇÃO (Ana Medeiros, Daniele Zill e Juliana Prestes). Assim como todo o repertório da companhia, promete seguir por muito tempo em circulação.

Com o espetáculo ‘TABLAO’, a Cia. realizou mais de 45 apresentações alcançando um público de mais de 6000 espectadores, além de receber dois Prêmios Açorianos de Dança 2008 de Melhor Espetáculo (o primeiro espetáculo exclusivamente flamenco a receber essa premiação no RS), Melhor Bailarina (Juliana Prestes – a primeira bailarina exclusiva de flamenco a ser indicada e premiada com esse troféu), o Troféu Cultura RBS/TVCOM de Melhor Espetáculo pelo Júri Popular, além de mais duas indicações para Melhor Trilha Sonora e para Melhor Iluminação.

Com o espetáculo Flamenco del Puerto, a Companhia recebeu o Prêmio Quero – Quero 2006/ALERGS/SATED RS  de Melhor Trilha Sonora Adaptada de Dança, além das indicações para Melhor Espetáculo, Melhor Figurino, Melhor Bailarina e Melhor Produção.

Com o espetáculo A Nuestro Aire y De Las Entrañas Del Alma, recebeu indicações para o Prêmio Açorianos de Dança 2002 de Melhor Trilha Sonora para Fernando de Marília e Melhor Produção para Andrea Del Puerto. Esse mesmo espetáculo recebe prêmios no I Festival de Dança de São Paulo pela coreografia Nostalgia e no Porto Alegre em Dança 2000 pelas coreografias Soleá por Bulería e Nostalgia. Andréa del Puerto também foi agraciada com a seleção de dois projetos no CONDANÇA em 2005 coom o Projeto Camaleão e em 2006 o projeto Tempo.

Além de suas montagens, a Companhia de Flamenco Del Puerto também manteve com sucesso durante 5 anos, a execução do projeto Encuentros desde 2007, realizado em sua própria sede, consagrado pela presença de grandes convidados e pela real aproximação do público com a arte flamenca e solidificando a sede da Del Puerto como um dos pontos culturais da nossa cidade. O projeto Noches Flamencas, iniciado em 2009, também levou durante 4 anos o flamenco para diferentes pontos culturais alternativos da cidade, realizando o flamenco no seu formato mais original.

 

Rua Cristóvão Colombo, 752 - Porto Alegre - RS
Fone: 3028-4488